Seguindo o sucesso dos blogs de fotos com a história de pessoas não famosas, o fotógrafo Ricardo Puppe e o jornalista Theo Borges, de João Pessoa, Paraíba, um dos estados mais violentos para os homossexuais viverem, com altos índices de homofobia e machismo, criaram a campanha #NossoAmorExiste. Com relatos de casais LGBTs ilustrados por fotos, os dois que estão noivos abordam temas como aceitação, superação, dificuldades, e claro, belas histórias de amor. A experiência irá ainda virar um documentário, a ser lançado neste domingo.
“As personagens precisam ser vistas, o amor e os relacionamento LGBTs não podem mais serem delegados ao gueto, está mais do que na hora de haver a consciência de que nós [LGBTs] saímos do armário”, afirma Theo. Sobre o famoso “mas precisa demonstrar afeto em público?”, a campanha propoe o empoderamento das pessoas LGBTs em busca do reconhecimento, respeito, e acima de tudo, sobre a importância de ocupar os lugares e serem vistos.
“Quando se é negro e gay, não é tão fácil acharmos espaços e local de fala. A representatividade hoje nos faz (re)existir e faz com que as pessoas compreendam que estamos aqui e queremos falar e ser ouvidos. Que existem outros de nós, e que precisam deixar de ser ignorados e silenciados”, afirma o estudante Anderson Alves, uma das estrelas da campanha.
Para a funcionária pública Ysabelly Morais, que participa da campanha, “demonstrar afeto em publico é de fato mostrar que ‘nosso amor existe’. Muitos tomam isso como ‘querem aparecer’. Entretanto, a verdade é que nós, só não queremos, é nos esconder. Fomos educados para excluir do meio social qualquer sinal de ‘gayzisse’, e isso se perpetuou devido a falta (pouca) representatividade”, defende ela.
“A campanha é um protesto, é um ato político, mas acima de tudo, é um ato de amor. É um momento de ressaltar os sentimentos que nós dispomos ao outro e por consequência agradecer esse outro que compartilha as angustias e as alegrias de ser um casal homoafetivo nos nossos dias”, acrescenta Ricardo.
A campanha incentiva a publicação de vídeos e fotos nas redes sociais com a hashtag #NossoAmorExiste e no dia 12 de junho, dia dos namorados e das namoradas, será lançado um documentário sobre o projeto. Os idealizadores do explicam que as pessoas devem ver essas histórias de amor serem contadas.
Confira algumas fotos da campanha, e outras enviadas por internautas: