A empresa aérea japonesa All Nippon Airways, Ana, anunciou esta semana novas políticas contra o preconceito e pela diversidade. A mais interessante delas é que, em suas salas VIPS, nos aeroportos japoneses de Haneda, Narita (ambos em Tóquio) e Osaka, a comunidade trans ou qualquer outra pessoa, poderá usar o banheiro antes exclusivo para cadeirantes. “Todos podem usar este local que é de uso universal”, diz o cartaz na porta dos novos banheiros. Ainda, os passageiros do mesmo sexo em união estável poderão partilhar milhagens no programa de benefícios da empresa.
Os funcionários estão sendo treinados para abraçar e respeitar a diversidade e, ainda, os funcionários LGBT tem disponível um serviço de aconselhamento. A preocupação com educação e vigilância contra o preconceito se estende ao tratamento interno, com a manifestação da empresa em garantir equidade entre casamentos e uniões civis a todos os funcionários.
Em abril do ano passado, a empresa criou o seu grupo de diversidade e inclusão que elaborou uma declaração com os compromissos da empresa com o bem estar dos passageiros e funcionários gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.