O Ministério da Saúde anunciou no início de setembro que, por meio de uma revisão nos atrasos de repasse de verbas, constataram a necessidade de repassar mais de R$ 5 milhões para 25 ONGs de todo o país que contam com diversos projetos de assistência e combate ao vírus do HIV e à doença da Aids. A verba é referente aos editais 01 e 05 de 2014. O Transgrupo Marcela Prado, de Curitiba, receberá parte do valor. O grupo que mais recebeu verba foi a ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, do Rio de Janeiro, com meio milhão em repasse.
A liberação das verbas estavam atrasadas há pelo menos seis meses, o que fez com que membros da ANAIDS, Articulação Nacional de Aids, de todo o território nacional, se reunissem com os secretários da pasta no dia 4 de agosto para discutir o repasse. O edital surgiu em um momento em que a Secretaria passou a entender que o enfrentamento do vírus era prioridade no país. Dessa forma, o incentivo a projetos de organizações não governamentais ajudariam o Estado a identificar brasileiros portadores do vírus, oferecer o tratamento ideal, acompanhar o tratamento, assim como conscientizar a população da importância do sexo seguro.
O Transgrupo Marcela Prado, de Curitiba, é um ONG voltada para a população trans e travesti do Paraná. O trabalho de acompanhamento e assistência também faz parte dos serviços do Transgrupo, que recebeu cerca de 200 mil reais R$ (199.429,80) através desse edital, depositados na semana passada.
Para saber mais, clique aqui.