O Ministério da Justiça da Rússia proibiu nesta semana a veiculação de qualquer imagem que contenha o presidente Vladimir Putin usando maquiagem, seja em alusão a drag queens ou a uma orientação sexual não tradicional. A imagem entrou na lista de itens “extremistas” que não podem ser compartilhados e pode acarretar em prisão para quem descumprir a decisão. A lista foi criada em 2013 e conta com 4074 itens.
Um porta-voz do Governo Russo afirmou que a decisão vai na mesma direção da legislação contra propaganda que incentivem orientações sexuais fora do padrão. “Nossa legislação tem, digamos assim, um código de defesa à honra e à dignidade do cidadão, inclusive do presidente. Os indivíduos devem se guiar por essas normas”, afirmou Dmitry Peskov.
Diversas imagens do gênero ganharam as redes sociais do país em 2013 quando a Rússia aprovou a legislação contra a propaganda gay. Desde então, o compartilhamento das imagens só aumentou. Na imagem, Putin aparece com os lábios pintados de rosa e uma sombra azul nos olhos. Entretanto, os jornais do país estão com dificuldades em informar quais imagens não podem ser divulgadas, uma vez que é permitido apenas a descrição.
Ao longo desta semana, outras versões do Putin drag queen apareceram nas redes.