Arquivo

A emblemática cena de Ivana em “A Força do Querer” nasceu para ser histórica

Redação Lado A 01 de Setembro, 2017 05h10m

COMPARTILHAR

TAGS


A teledramaturgia brasileira ganhou mais uma cena inesquecível na noite de terça-feira, 29 de agosto. A novela das 21h da Rede Globo, “A Força do Querer” exibiu pela primeira vez em rede nacional um personagem transgênero assumindo sua identidade de gênero para a família.
 
Escrita por Glória Perez, a cena mostrou Ivana (Carol Duarte) contando para os pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e ao irmão Ruy (Fiuk) que não é uma mulher. “Eu não sou a princesinha de vocês”, “eu não sou uma mulher, eu sou um homem”, “nasci num corpo errado” foram algumas das frases que Ivana usou para explicar aos pais sua identidade de gênero. 
 
Enquanto isso, a mãe chorava muito e afirmava que a filha estava tendo um surto psicótico. Já um dos questionamentos feito pelo irmão foi se Ivana estava se assumindo lésbica. O pai, também chorando, culpou os medicamentos que Ivana estava tomando e a chamou de “minha filha” por diversas vezes. Por fim, Ivana perguntou se os pais a aceitavam, respondendo ela mesma que não devido à atitude de sua família.
 
A cena comovente teve continuação no mesmo capítulo, momento em que, trancada em seu quarto, Ivana cortou os cabelos, demonstrando que estava livre. Sua mãe entrou no quarto e vendo a filha de cabelos curtos, caiu no choro novamente. Ao mesmo tempo, Ivana dizia que aquela era ela de verdade. As duas se abraçaram deitadas na cama e choraram.
 
Com atuações excelentes da maioria dos atores, o destaque negativo ficou por conta de Fiuk que foi engolido em meio às outras performances. Em entrevista ao jornal Extra, os atores relataram que a carga emocional da cena foi intensa. “As cenas que se seguiram eram fortes. Carol gravou o corte de cabelo logo após a revelação. Foi tudo especial como devia ser.” disse Dan Stulbach ao jornal.
 
Na internet houve reações positivas e negativas, como sempre. Algumas declarações no Twitter foram: “Eu to meio chocada com a cena de ontem da Ivana. Linda, forte e tão real. Fico imaginando quantas Ivanas existem pelo mundo” e “Ainda estou impactado com a sequência das cenas da Ivana/Ivan ontem”. Já no Facebook, vários usuários comentaram matérias sobre a cena dizendo que triste é a corrupção, as crianças passando fome e pessoas morrendo na fila do SUS. Ou seja, aquela transfobia velada, já que as únicas cenas que incomodaram foram as relacionadas a identidade de gênero.
 
No país que mais mata LGBTs no mundo, essa cena é marcante para que as pessoas entendam um pouco mais o que é ser trans. É ainda mais importante por educar as pessoas sobre isso no momento em que o país enfrenta uma onda de intolerância. Enquanto aqui mostramos o drama do que é ser trans para tocar as outras pessoas com o objetivo de diminuir o preconceito, lá nos Estados Unidos foi exibida na semana passada, pela primeira vez na televisão aberta, uma cena de sexo com um jovem trans na série The Fosters. Cada país em seu ritmo, mas ambos lutando contra o preconceito!

CONFIRA A CENA COMPLETA AQUI.

Confira parte da cena:
 

 
 
 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS