Jovem brasileiro está detido em hospital psiquiátrico na Rússia

Redação Lado A 27 de Junho, 2018 10h10m

COMPARTILHAR

TAGS


Vários familiares e amigos de Leonardo Pestana Dantas, de 27 anos, estão se mobilizando para libertá-lo. O engenheiro ambiental foi detido em São Petersburgo, na Rússia, e está sendo mantido em um hospital psiquiátrico pelas autoridades. Desde o dia 16 de junho a família e amigos lutam para libertá-lo, mas estão sem contato com ele desde a sua prisão.

Depois de concluir o curso de Engenharia Ambiental, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Leonardo ganhou da avó a oportunidade de aprender russo. Com o objetivo de aumentar seu conhecimento no idioma e se tornar médico, o engenheiro embarcou para a Rússia ainda em abril. Quando decidiu retornar para o Brasil, foi detido no aeroporto de São Petersburgo.

Segundo informações de Fátima Maria Pestana Dantas, mãe de Leonardo, ele havia lhe enviado um áudio no WhatsApp. A última mensagem do filho dizia que ele teve um problema e estava sendo detido pelas autoridades russas. Leonardo teria sido levado a um internamento psiquiátrico depois de um “surto”, segundo as vagas informações que foram das à sua família e amigos. Contrariada, a mãe de Leonardo disse que o filho sempre apresentou um ótimo comportamento e nunca teve distúrbios psíquiátricos. Uma das maiores preocupações é de que o engenheiro esteja recebendo medicações e tratamentos sem necessidade ou acompanhamento médico adequado.

No áudio, o rapaz diz para a mãe que teve um “novo contratempo” na Rússia, dando a entender que já havia sofrido algum problema no país da Copa.

Sexualidade

A Lado A obteve a informação de que Leonardo seria homossexual. Uma amiga próxima de Leonardo Dantas, que não quis se identificar, confirmou a sexualidade do engenheiro. Diante de um internamento compulsório e sem histórico médico, existe a possibilidade de a detenção de Leonardo ter sido motivada por homofobia. Na Rússia, a comunidade LGBT é tratada com violência e qualquer pessoa pode sofrer graves consequências se for vista como homossexual.

Mobilizações

Nas redes sociais, familiares e amigos estão divulgando o caso de Leonardo. Usando a hashtag #soltemoleo, centenas de publicações estão ganhando visibilidade na tentativa de chegar até as autoridades competentes. Em nota, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) comunicou que está prestando toda a assistência necessária. Por outro lado, não deu nenhuma informação sobre o estado de Leonardo Dantas.

Um médico da família também teria entrado em contato com os médicos russos. Segundo o profissional, que preferiu não se identificar, uma médica deu justificativas sem embasamento. A clínica alegou que Leonardo sofrera alucinações no curso de russo e depois no aeroporto. A família ainda pede que o Consulado forneça o acompanhamento por um psiquiatra brasileiro para que o rapaz deixe a Rússia.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS