Casamentos gays marcam o final de maio em Taiwan

Redação Lado A 27 de Maio, 2019 06h16m

COMPARTILHAR

TAGS


A última semana de maio foi marcada pelo início da vigência do casamento gay em Taiwan. O projeto aprovado dias antes pelo Parlamento equipara o casamento entre pessoas do mesmo sexo ao tradicional. A lei foi feita após um referendo consultar a população. O tema foi aprovado depois do Judiciário do país dar um prazo para a regulamentação destas uniões em 2017. E o prazo era 24 de maio deste ano.

Apesar da tentativa, grupos conservadores falharam em garantir que casais do mesmo sexo não tivessem os mesmos direitos. Todavia, a nova lei, apresentada pelo governo, tenta respeitar tanto a decisão judicial e o resultado do referendo, além das promessas de campanha da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Porém, a única lacuna na lei será sobre adoção, em que casais do mesmo sexo só poderão adotar filhos de um deles.

Com isso, Taiwan consagra-se na vanguarda da Ásia em termos de direitos civis e é o primeiro país a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na Tailândia, casais do mesmo sexo podem realizar parcerias civis, mas não têm o mesmo direito de casamentos heterossexuais.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS