Após espalhar fake news de “padre gay”, Ratinho e SBT deverão pagar indenização

Redação Lado A 22 de Julho, 2019 15h14m

COMPARTILHAR

TAGS


O apresentador Ratinho, da emissora SBT, foi acusado de espalhar fake news sobre dois padres. O caso aconteceu ainda em 1999 quando, durante a transmissão de seu programa, Ratinho teria afirmado que os padres eram homossexuais. Segundo o apresentador, um dos padres teve um caso com um homem que por esse motivo teria abandonado a noiva no altar.

De acordo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, Ratinho e a emissora deverão pagar uma indenização de quase 1 milhão de reais. A condenação também respingou na emissora que deverá arcar com a metade do valor. Além disso, dois padres serão indenizados porque um foi a vítima da mentira veiculada no programa. Já o outro sacerdote teve a sua imagem equivocadamente associada ao caso.

Na ocasião, o Programa do Ratinho abordou um caso que teria acontecido durante um casamento em Astorga. Segundo o apresentador, o noivo abandonou a noiva no altar. A justificativa para isso, conforme noticiou Ratinho, seria a de que o noivo se apaixonou pelo padre e foi correspondido. Além disso, ao ilustrar a matéria sobre o padre, a produção usou a imagem de outro sacerdote.

A mentira tomou grandes proporções, de forma que os padres não conseguiram desmentir tudo amigavelmente. Foi preciso um longo processo na Justiça que só teve conclusão recentemente. Um dos padres já é falecido e foi representado por familiares. Devido à veiculação da imagem do outro sacerdote, os dois padres têm direito à indenização. O valor é de aproximadamente 500 mil reais para cada.

O caso foi analisado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. De acordo com a instituição, Ratinho protagonizou um “teatro absurdo, grotesco e degradante”. A decisão do órgão foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça.

LGBTs nas novelas

Carlor Roberto Massa, o Ratinho, é autor de outras polêmicas em meio à comunidade LGBT+. Em janeiro do ano passado, ele publicou um vídeo no Instagram no qual reclamava da representatividade gay nas novelas. Segundo o apresentador, as novelas da rede Globo representam muito os homossexuais com casais gays e personagens trans em suas novelas.

Além da crítica contra a representatividade na TV, Ratinho atacou Thammy Gretchen. Homem trans, Tammy é conhecido por trabalhos como ator e é filho da bailarina Gretchen. Ratinho se desculpou sobre as críticas contra gays em novelas, mas não repensou seu comportamento LGBTfóbico. Em novembro do ano passado, dez meses após a primeira polêmica, o apresentador desconsiderou o gênero masculino de Thammy. De acordo com suas declarações, ele não sabia se se referia ao ator no masculino ou feminino. Além disso, Ratinho disse que no “registro de nascimento”, Thammy Gretchen ainda seria uma mulher.

A drag queen Pabllo Vittar, no mesmo dia em que o apresentador ofendeu Thammy, também foi atacada durante o programa. Na ocasião, ele pediu para interromper a música K.O que estava tocando em seu programa. Além disso, ele afirmou que a drag queen não poderia ser mencionada no feminino.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS