Autoridades políticas e jurídicas do Japão defendem a legalização do casamento homoafetivo

Redação Lado A 06 de Agosto, 2019 16h12m

COMPARTILHAR

TAGS


No Japão, o casamento homoafetivo ainda não é legalizado assim como não existem leis no país que protejam e garantam direitos à população LGBT+. Por outro lado, frentes formadas por autoridades do país estão lutando para conceder o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nesse ano, foi eleito Taiga Ishikawa para um cargo no legislativo. O deputado é gay assumido e durante toda a sua campanha levantou as discussões sobre a comunidade LGBT+ no país. Ishikawa prometeu que em seu mandato não medirá esforços para que o casamento homoafetivo seja legalizado. Além disso, a Associação Federal de Advogados do Japão (JFBA) também endossa a luta por esses direitos. Segundo a instituição, a negativa do país em permitir o casamento homoafetivo viola os direitos humanos. Apesar da dificuldade em fazer as autoridades japonesas discutirem o assunto, a JFBA disse que está fazendo o possível para que a discussão chegue até órgãos importantes da Justiça e do governo. Assim, espera-se que a questão do casamento homoafetivo seja cada vez mais presente nas instituições do Japão.

Diversos outros ativistas estão se unindo no Japão para alcançar direitos básicos para a comunidade LGBT+. Além disso, casais homafetivos também somam suas ações às iniciativas de ativistas. Juntos, ativistas e autoridades buscam a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Impedidos de realizar a união, muitos casais protocolam longos processos na Justiça para conseguirem o direito de se casar.

Conservadorismo

A população mais conservador do Japão, composta pelos habitantes mais velhos, não aceitam o casamento homoafetivo. As afirmações contra o casamento gay, muitas vezes, se baseiam em aspectos religiosos. Além disso, a população mais conservadora, assim como acontece no Brasil e em outros países, acredita que o casamento homoafetivo prejudica a estrutura familiar tradicional. Por outro lado, os mais jovens, que  inclusive são maioria, concordam que os homossexuais devem ter os mesmo direitos que os heterossexuais. Isso inclui o direito ao casamento.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS