Estudantes de enfermagem fazem piada nas redes sociais com portadores de HIV

Redação Lado A 20 de Agosto, 2019 11h57m

COMPARTILHAR

TAGS


Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da UniNorte , em Manaus (AM), protagonizou um episódio lamentável de preconceito. Na sexta-feira, 16, três estudantes postaram uma foto em que aparecem totalmente cobertos com roupas de segurança com a legenda “Quando você descobre que o estágio é no Tropical”. O local citado pelo trio é um hospital de tratamento de HIV.

Em Manaus, a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado fornece atendimento e tratamento para portadores de HIV, entre outras infecções. Na ocasião da foto, os estudantes de Enfermagem estariam fazendo estágio no local. Em referência a um “risco de infecção”, os estudantes postaram a foto em que aparecem totalmente cobertos e se referiram ao hospital. Tal atitude de preconceito e falta de informação levantou muitos comentários nas redes sociais.

A publicação é de autoria da estudante Flora Capela. A jovem estava acompanhada de mais dois colegas de curso chamados Matheus Félix e Alice Nascimento. A postagem viralizou em poucas horas e a internet não reagiu bem. Segundo os internautas, algumas pessoas deveriam “rever suas escolhas profissionais”. Já outros disseram que a atitude é de preconceito e discriminação.

Nota

A faculdade UniNorte emitiu uma nota em que repudiou a atitude dos estudantes. Segundo a instituição, o episódio foi “lamentável” e o Tropical é referência no tratamento de doenças infecciosas. Além disso, a UniNorte reconheceu a importância do espaço do hospital. Lá, seus alunos podem melhor se preparar para a profissão que irão exercer.

Outro órgão que se manifestou contrário à atitude dos estudantes foi o Fórum Amazonas de OSC, IST, HIV, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose. De acordo com o Fórum, “o cerne da profissão da enfermagem é o cuidado”. A instituição divulgou ainda que lamenta o ocorrido e que atitudes como a dos estudantes vêm sendo combatidas há 35 anos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS