Saiba mais sobre o 23 de setembro, Dia da Visibilidade Bissexual

Redação Lado A 23 de Setembro, 2019 17h23m

COMPARTILHAR

TAGS


No dia 23 de setembro é comemorado o Dia da Visibilidade Bissexual. A data celebra a cultura bissexual e luta pelo fim do preconceito contra essa população. Comumente, bissexuais sofrem preconceito por parte da sociedade e muitas vezes pela comunidade LGBT+. Considerados “confusos”, bissexuais levantam sua bandeira em prol do respeito e da legitimação dessa sexualidade para a desconstrução desses preconceitos.

A data é criação de ativistas por direitos bissexuais dos Estado Unidos da América. Em 1999, os ativistas Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur instituíram a data de 23 de setembro como marco de luta. Na época eles consideraram que após a revolta de Stonewall, em 1969, os movimentos de gays, lésbicas e trans ganharam força. Por outro lado, os bissexuais ainda precisariam lutar pela sua bandeira.

Em comemoração à data, no primeiro ano de movimento bissexual de setembro, ativistas fizeram uma celebração. Eventos LGBT+ do início dos anos 2000 começaram a abordar mais os assuntos da bissexualidade. Além disso, o B do LGBT começou a ser mais destacado, com pessoas bissexuais falando de sua comunidade e de suas demandas sociais.

Bi Visibility

No Twitter, a tag #BiVisibilityDay ganhou força nesse 23 de setembro. Internautas estão compartilhando a importância da data e sobre os preconceitos que sofrem por serem bissexuais. “Não somos uma fase e não somos confusos. Somos duas vezes mais certos do que sentimos, tenham orgulho de quem vocês são”, postou um internauta.

Além da visibilidade, bissexuais estão apontando os preconceitos que sofrem dentro da comunidade LGBT+. Alguns apontaram os momentos em que não conseguiram se relacionar com uma pessoa LGBT+ que se recusa a ficar com pessoas bissexuais. Além disso, mensagens de força e carinho estão circulando na internet em virtude dessa data. Muitos internautas postaram sobre aceitar quem são e que não há nada de errado em assumir a bissexualidade. Por fim, a VisibilityDay também aborda a representação de bissexuais na mídia, citando artistas e personagens que assim se assumiram.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS