Lésbica, primeira prefeita eleita em Bogotá comemora vitória com beijo em companheira

Redação Lado A 28 de Outubro, 2019 13h01m

Claudia López, ex-senadora colombiana assumidamente lésbica, venceu as eleições de Bogotá e se tornou prefeita. Em comemoração ao título, López viralizou nas redes sociais após ser filmada beijando sua companheira, Angelica Lozano. A candidata do partido Aliança Verde venceu a disputa eleitoral contra o candidato Fernando Galán.

Nos últimos anos a atuação política de Claudia se dedicou à luta contra o narcotráfico. A prefeita eleita denunciou durante muitos anos as associações entre o narcotráfico e a política de Bogotá. Além disso, a prefeita também se posicionou contra forças militares envolvidas com corrupção. Assim, Claudia ficou conhecida como um símbolo de luta por uma política mais transparente e honesta.

Em outros momentos de sua carreira, também lutou perigosamente contra as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. O movimento formado por militares ainda atuava na Colômbia permitindo o aumento do tráfico de drogas e organizações criminosas, segundo denúncias. Diante da forte influência das FARC no país, Claudia optou por uma política de paz com os militares.

A vitória de Cláudia é muito representativa uma vez que ela é a primeira mulher eleita para o cargo. Além disso, a prefeita eleita é assumidamente homossexual, o que se destaca em um país de origem católica de conservadora. Contra Fernando Galán, Claudia obteve 35,24% dos votos. Seu cargo é o segundo mais importante do país, perdendo apenas para a presidência.

O processo de campanha foi bastante árduo e perigoso. Uma das promessas de Claudia era lutar contra o crime, o tráfico e garantir a segurança pública. Assim, a então candidata prometeu mais policiais nas ruas, por exemplo. Além disso, ela garantiu mais investimento em educação.

O resultado das eleições foi divulgado nesse domingo, 27 de outubro. Em comemoração, a prefeita eleita beijou sua companheira Angelica Lozano e o vídeo viralizou na internet.

Veja

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS