Organização da Parada Livre de Caxias do Sul pede apoio financeiro para realização do evento

Redação Lado A 08 de Novembro, 2019 13h03m

A Parada Livre de Caxias do Sul está marcada para o dia 17 de novembro. No entanto a organização afirma que enfrentou diversos empecilhos por parte da Prefeitura de Caxias do Sul. Por isso, a poucas semanas do evento, a Parada Livre precisa de fundos para a sua realização.

Em anos anteriores, a Parada Livre foi realizada na Rua Marques Herval, ao lado da Praça Dante Alighieri, no Centro da cidade. Para isso, a organização do evento contava com o auxílio do governo municipal que cedia o espaço e recursos financeiros. Porém, na atual gestão da Prefeitura, os recursos e a autorização para uso do espaço público foram negados.

De acordo com a organização, o prefeito Daniel Guerra (PRB) está dificultando de várias formas a realização da Parada Livre. Exemplo disso é o impedimento para a realização do evento no local desejado sem nenhuma explicação para a negativa. Por outro lado, a organização afirma que o art. 5º, XVI, da Carta da República assegura o direito de se reunir em locais públicos para a realização de eventos como a Parada Livre, devendo apenas avisar a administração municipal previamente, o que já foi realizado pela organização.

A organização afirmou ainda que tenta um acordo desde o ano de 2018. Mas a Prefeitura afirma que é de responsabilidade deles a realização do evento que deverá acontecer em local privado. Além disso a prefeitura afirma também que a angariação de recursos para a Parada Livre é de inteira responsabilidade dos interessados.

Em contrapartida ao posicionamento da Prefeitura, a Comissão da Parada Livre recorreu ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF). Assim, o juiz João Pedro Cavalli Júnior, da 2ª Vara Cível, concedeu uma liminar que determina que a Prefeitura permita a realização da Parada Livre no local escolhido.

Doações

Mesmo com a devida autorização assegurada por liminar, a Comissão da Parada Livre ainda enfrenta obstáculos. O maior deles é a falta de recursos financeiros, que não alcançaram nem 50% do estipulado para a realização do evento mesmo faltando poucos dias para tal. Por isso, a organização lançou uma campanha na internet pela qual todos podem ajudar. Para doar, clique aqui.

A Parada Livre de Caxias do Sul está programada para o dia 17 de novembro, a partir das 21 horas. O local escolhido é a rua Marques Herval ao lado da Praça Dante Alighieri. Para maiores informações, acessar o evento ou entrar em contaro via WhatsApp no número (54) 9 9966.3622

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS