Pessoas vivendo com o HIV devem redobrar atenção na quarentena

Redação Lado A 23 de Março, 2020 14h44m

COMPARTILHAR

TAGS


Por conta da epidemia do Corona Vírus, o Ministério da Saúde emitiu uma circular sobre os cuidados das pessoas vivendo com HIV/Aids no contexto da epidemia do Covid-19. O texto, enviado no dia 17 de março deste ano para as coordenações municipais e estaduais dos programas de HIV/Aids e estaduais destaca que “Não há recomendações específicas para a prevenção do Covid-19 para pessoas vivendo com o HIV.

Todavia, o documento ressalta a importância de cuidados aplicáveis a toda a população como higiene das mãos com sabão e álcool gel, evitar tocar boca, olhos e nariz, evitar contato com pessoas doentes, cobrir a boca e nariz ao tossir, ficar em casa e desinfectar objetos.

O documento afirma ainda que a dispensação dos medicamentos deve passar a ser trimestral, assim como todos os medicamentos de uso contínuo, para que as pessoas precisem se deslocar menos às unidades de saúde e de retirada de medicamentos.

A importância da imunização para influenza e pneumococos é reforçada pelo documento e em todo o país as vacinas já estão disponíveis e devem ser tomadas pelas pessoas vivendo com o HIV. Essas pessoas porém devem evitar o contato social e permanecer o menor tempo possível em meio ao público.

Apesar do documento não alertar, pessoas com HIV, sobretudo aquelas sem tratamento, deve ter cuidados de quarentena redobrados. As pessoas que as cercam devem entender a vulnerabilidade acrescida que uma imunidade baixa traz. Por isso, pessoas vivendo com o HIV devem buscar estar livres do estresse, com a alimentação saudável. Quem não toma a medicação, não deve se expor tentando nesse momento o tratamento. A sugestão é uma quarentena rígida, até que a pandemia esteja controlada.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS