A surpreendente história de um pai homossexual

Redação Lado A 03 de Agosto, 2020 11h35m

COMPARTILHAR

TAGS


O controoler jurídico Tafarel Costa, de 29 anos, não tem uma vida parecida com a da maioria dos jovens da sua idade. Nascido em Rondônia, se mudou para Curitiba com apenas 2 anos de idade. Bonito, bem sucedido, ele é pai de duas crianças: Ketelin, 14anos e Marcelo, de 9 anos. Mas a sua história recente teve diversas reviravoltas e sua devoção aos filhos bem difere de sua vida há 7 anos.

Tafarel era um jovem gay comum, aos 23 anos. Era um gay solteiro típico, sempre visto em baladas, local que não vai há muito tempo. Por meio de amigos, ele conheceu em 2014 o professor Klabyr de Jesus, de 36 anos na época, que em pouco tempo se tornou seu companheiro e logo decidiram morar juntos. Um dos motivos da relação seguir adiante foi o fato de Klabyr querer adotar um filho, ele já havia até iniciado o processo de adoção, qual o companheiro apoiou de imediato. “Sempre pensei em ter filho, constituir uma família, mas o fato de ser gay me fez acreditar que não seria possível”, revelou Tafarel.

Por conta do processo de adoção já estar em andamento, para evitar qualquer prolongamento, por sugestão das especialistas da agência de adoção, ele ficou apenas no nome de Klabyr, mas Tafarel frequentou todos os cursos e participou de todo o processo. Durante todo o ano de 2015, eles se capacitaram para a adoção, exigência legal para todos que buscam a adoção no Brasil. No final de 2015 veio a notícia, que dois irmãos estavam disponíveis no perfil solicitado pelos pais e, pelas fotos, os dois já se apaixonaram pelas crianças, então com 5 e 10 anos.

“Foi um dia emocionante o dia, super marcante, quando bate o coração assim, é algo indescritível”, conta o pai sobre o momento. Eles então foram conhecer as crianças, em um abrigo, elas já haviam sido preparadas para entender a situação dos pais. Primeiramente, todos passam por um período de adaptação de vivência, que no caso deles foi entre o Natal e o Ano Novo de 2015. Logo depois o casal reafirmou a vontade de serem os pais de Ketelin e Marcelo. Em fevereiro, a crianças foram morar com os novos pais e em julho saiu a guarda definitiva para Klabyr. Adaptações na casa, escolha de escola, o casal viveu a paternidade de forma intensa.

A família estava muito feliz após mais de um ano vivendo juntos quando, em julho de 2018, Klabyr teve um ataque cardíaco fulminante em casa e morreu, aos 40 anos, pegando a todos de surpresa. A tragédia fez com que Tafarel tivesse que rapidamente assumir sozinho toda a responsabilidade sobre a família e em seguida ele entrou com o pedido de guarda das crianças, que hoje possuem na Certidão de Nascimento os nomes de Klabyr e Tafarel como pais.

Emocionado, Tafarel fala do companheiro morto: “Parece que ele que encaminhou as crianças para mim. Eu sempre tive o sonho de ser pai, constituir uma família, mas já estava meio desistindo. Quando eu conheci ele, foi ele que me trouxe estava nova visão”, revela.

Hoje, as crianças são a razão de viver de Tafarel, que se dedica integralmente aos filhos e que no ano passado conheceu alguém que pode vir a aumentar a família. Feliz dia dos pais Tafarel.

Envie a sua história de paternidade para a Lado A.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS