O término de Adriana Calcanhoto e Maitê Proença e a lesbofobia da atriz

Redação Lado A 11 de Agosto, 2022 20h58m

O término do relacionamento entre a cantora Adriana Calcanhoto e a atriz Maitê Proença foi muito comentado na internet nessa semana. Após 11 meses juntas, as artistas terminaram a relação após uma declaração infeliz de Proença sobre a namorada. A atriz teria dito que preferia que Adriana fosse um homem, o que foi considerado um comentário lesbofóbico. Adriana e os fãs não receberam bem a fala de Maitê, e esse teria sido o gatilho que culminou na separação.

A declaração foi feita em junho deste ano, logo depois de o casal voltar de uma viagem de Dia dos Namorados na Itália. Durante a viagem, Adriana teria voltado para o Brasil, enquanto Maitê seguiu por outros países da Europa. Além disso, segundo um amigo de Calcanhoto, a cantora nunca se sentiu bem com a exposição de sua vida pessoal, inclusive sua sexualidade. Por isso, quando Maitê voltou ao Brasil, depois de um tempo de afastamento da namorada e quando ela já tinha fl eito a declaração lesbofóbica, Adriana se incomodou ainda mais com a exposição. Além disso, o que afastou ainda mais a cantora foi o fato de Adriana ter saído para uma turnê que durou meses.

Primeiramente, o término da relação foi comunicado apenas para amigos próximos. Adriana não costuma expor seus relacionamentos em redes sociais e por isso a informação ficou apenas para os mais íntimos. As duas se conheceram através de um amigo em comum, José Machiline, que inclusive é ex de Maitê. No passado a atriz se relacionou apenas com homens, entre eles Paulo Marinho, Victor Fasano, Rodrigo Paiva, entre outros.

A declaração de Maitê soa lesbofóbica porque ignora que uma relação lésbica é composta por duas mulheres. Além disso, ao relatar que desejaria que sua namorada fosse homem, ela também desrespeita a identidade da cantora enquanto mulher. Aliás, uma mulher referência no rol de artistas lésbicas brasileiras, que sempre se afirmou e viveu enquanto lésbica. As falas preconceituosas da sociedade e a heterossexualidade compulsória sempre empurraram mulheres a relacionamentos heterossexuais, ou homossexuais que encenam uma heterossexualidade em que uma das mulheres deve fazer “papel de homem”. Após ser acusada de lesbofobia, Maitê afirmou que foi mal interpretada e concordou com uma fã que disse ser “mimimi” a atitude dos críticos. Logo, mesmo após ter uma atitude lesbofóbica e ter seu erro apontado, além de inúmeras fontes de informação para encontrar onde errou, a atriz preferiu manter sua posição sem qualquer respeito com a ex namorada.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS