Arquivo

Casamento gay é liberado no Alaska com direito a discurso inspirador de juiz federal

Redação Lado A 14 de Outubro, 2014 16h34m

COMPARTILHAR

TAGS


Neste domingo, um juiz federal do estado do Alaska, nos EUA, Timothy Burgess, derrubou a lei que proibia o casamento gay no território gelado. A lei foi a primeira nos EUA a banir as uniões entre pessoas do mesmo sexo no estado conservador, em 1998. A notícia pegou a todos de surpresa e ontem as pessoas já poderiam se habilitar para casa mas devem esperar 3 dias para receber a oficialização, segundo as leis locais.

Na semana passada, uma rejeição da revisão na Corte Suprema de cinco processos, já julgados a favor da derrubada das leis estaduais em tribunais federais, viabilizou que diversos estados seguissem a decisão e derrubassem as proibições ao casamento lei baseados na inconstitucionalidade de leis que definem o casamento civil como entre homem e mulher, conforme a antiga emenda Doma, derrubada no ano passado pelo Supremo Tribunal. Agora, 30 estados dos 50 do país aprovam as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

“Recusar os direitos e responsabilidades garantidas pelo casamento legal envia a mensagem de que estas relações entre pessoas do mesmo sexo e suas relações familiares não tem o status de garantia, benefícios e dignidade dadas aos casais de sexo oposto”, despachou o juiz Burgess que afirmou que a lei anterior feria os direitos dos cidadãos homossexuais.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS