Durante a 43ª Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), realizada esta semana em São Paulo, a cidade de Porto Alegre anunciou seus planos para conquistar o turismo GLS. Certificada como destinos gay-friendly pela Embratur, a capital gaúcha lançou um site com roteiros para o público gay e se posiciona oficialmente como cidade que apóia o turismo gay com parcerias e inciativas importantes.
Apesar de tracional, Porto Alegre está na vanguarda dos direitos gays com o reconhecimento da primeira união estável no país, além de ter uma militância forte e atuante. A cena local apesar de restrita tem estabelecimentos de longa data e tradição na noite gay. A cidade tem ainda duas paradas gays, uma delas no calendário oficial da cidade. O povo gaúcho é incrivelmente acolhedor e as belezas da capital são muitas, bem como a rica cena cultural.
No site lançado pela Prefeitura há roteiros de compras, turístico, hoteleiro, gastronômico, tudo gerado por meio de parceria e capacitação organizadas pela secretaria municipal de Turismo. Em breve o site estará disponível também em inglês e espanhol. O segmento LGBT avança 10,3% no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, três vezes acima da média do turismo comum.