Nos últimos dois anos, Cuba se consolidou na rota dos turistas latinos e europeus que buscam praias paradisíacas e paisagens históricas. Mais de 2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram na ilha em 2015 e, com o lançamento da primeira agência de viagens LGBT online, Mi Cayito Cuba, o público LGBTQ encontrou espaço e atrações em uma das principais ilhas da América. A homossexualidade só deixou de ser crime no país após 1979.
A primeira agência de viagens LGBT de Cuba oferece opções que vão desde tour pela “Havana Gay” até estadia em Mi Cayito, única praia “gay” da ilha. De acordo com o criador do site, Alain Castillo, o país está avançando em questão de respeito e reconhecimento à comunidade homossexual, o que torna o momento ideal para investir em turismo na ilha e conquistar representatividade para o grupo. Ele afirma ainda que a agência foca em pacotes e roteiros para gays, lésbicas, transexuais e queers, mas que está aberta ao público heterossexual, sem qualquer restrição. Os idealizadores do projeto acreditam em uma Cuba livre e tolerante, onde a liberdade e o respeito são valores garantidos a qualquer pessoa e qualquer forma de amor.
Entre os destinos mais procurados estão Havana, a capital do país e centro histórico com mais de 900 monumentos, as praias de Vadero e Mi Cayito, praia que fica na costa leste de Havana e é conhecida por ser bastante frequentada pelo público gay, além de ser referência na cultura LGBT da ilha. Você já conhece Cuba ou gostaria de conhecer? Conta pra gente o seu destino favorito na ilha.