O cereal Wheaties, tradicional entre os adultos nos EUA, homenageou este mês o quarto vezes medalhista olímpico Greg Louganis, 56 anos, depois que uma mobilização nas redes sociais enviou um abaixo-assinado para a empresa. A nova série Wheaties’ Legends traz ainda a nadadora Janet Evans e o corredor com barreiras Edwin Moses.
Mais de 40 mil pessoas assinaram a petição online, motivados com um documentário da HBO que lembrou os feitos do atleta gay de saltos ornamentais, diagnosticado nos anos 80 com HIV que em um salto em Seoul (1988) bateu a cabeça no trampolim e se preocupou se o seu sangue na água poderia colocar os outros atletas em risco.
Depois de dizer que não fora homenageado nas embalagens de cereal provavelmente por homofobia, ele revelou a emoção de finalmente ter sua imagem retratada nas famosas embalagens quando estava na ativa: “Isso significa tanto para mim agora do que antes. Ter isso agora significa que as pessoas me verão como uma pessoa inteira – uma pessoa que também erra e que é gay, soropositiva, e com todas as coisas que eu passei”.
A empresa, em nota, anunciou que esta foi uma oportunidade para a empresa homenagear os campeões do passado por suas conquistas, que merecem estar ali por suas carreiras e por suas conquistas.