O Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, é um grande simpatizante da comunidade LGBT. No início do ano, ele desfilou em uma Parada da Diversidade no país, consagrando-se como o primeiro líder do país a dar tal demonstração de apoio. Ainda no próximo outono, segundo o Globe and Mail, o Governo canadense fará uma declaração história para pedir perdão à comunidade gay por conta do preconceito e dos danos causados.
A instituição Eagle submeteu ao governo do país um relatório chamado “Uma Sociedade Justa”, onde oferece recomendações para que o governo se porte à favor de uma sociedade igualitária. Segundo o jornal, o primeiro ministro deu sinais de que uma reforma na área será feita, e a expectativa é de que as recomendações serão atendidas. Confira quais são:
* Desculpar-se com as pessoas que foram acusadas indecência por apresentarem atitudes homossexuais antes de 1969, quando o sexo entre pessoas do mesmo sexo entre adultos foi descriminalizado. Tais indiciamentos devem ser perdoados e expugnados.
● Desculpar-se com aqueles que foram excluídos do serviço público, seja do exército ou qualquer instituição governamental, por conta da sua orientação sexual. Foi só em 1990 que o Governo Federal cancelou esforços para identificar homossexuais nas forças armadas.
● Eliminar a diferença etária na idade para sexo consensual heterossexual e homossexual. A idade normal é de 16 anos, mas para sexo anal é de 18 anos, o que ajuda a estigmatizar jovens homossexuais.
● Pensar em formas de compensar pessoas que sofreram tais discriminações no passado.
● Oferecer treinamento de Direitos Humanos para policiais e outros oficiais da justiça, com enfase no tratamento equivocado usado no passado.
● Implementar procedimentos para proteger a dignidade de pessoas transexuais e intersexuais em prisões e cadeias.
● Eliminar leis que multam casas “obscenas”, que ajudam a criminalizar quem visita saunas ou pratica sexo grupal.
● Comprometer-se a implementar as ações antes da próxima eleição.
A assessoria do Governo ainda não se posicionou sobre o cumprimento de todas as recomendações.