Um corpo lisinho nem sempre depende da genética, há diversos métodos para eliminar pelos indesejáveis. Seja por estética, higiene ou gosto pessoal, a indústria da depilação lucra alto em todo o mundo e está sempre fornecendo novos produtos.
De aparelhos de barbear, cremes depilatórios, aparelhos elétricos, depilação com cera, à laser e fotodepilação, os métodos variam de resultado e valores. “Todos os métodos têm suas vantagens e desvantagens”, explica Isabel Chagas, depiladora consultora da megastore Netfarma. “No caso dos homens, os pelos costumam ser mais grossos e isso gera mais dor na depilação com cera. O melhor é que cada um experimente e escolha seu método de preferência”, revela a especialista.
A técnica mais indolor, fácil, prática e econômica é a lâmina com a espuma de barbear. Mas logo eles aparecem novamente, pois a lâmina corta o pêlo rente a pele e ele volta a crscer em seguida. Deve se ter um cuidado especial para não machucar a pele ou encravar os pelos, para isso, use uma espuma e um pós barba de qualidade.
Já na depilação com cera, os pelos são retirados desde a raiz. Mas o método não é recomendado pra quem tem maior sensibilidade à dor ou tendência a ter pelos encravados. A cera quente pode causar ainda foliculite (pelos encravados).
Os cremes depilatórios são uma ótima opção para quem não suporta a dor da depilação com cera e não quer ter o risco de se ferir com a lâmina. Os cremes depilatórios agem enfraquecendo os pelos e fazendo-os cair. Como vantagens, é um método econômico, indolor e que evita o encravamento dos pelos. Antes de utilizá-los, é necessário fazer uma prova de toque para checar se há alguma reação alérgica ao creme.
A máquina elétrica consegue aparar os pelos, caso a intenção não seja tirá-los completamente. “Assim com a depilação com lâmina, o uso da máquina também deve ser acompanhado do gel para depilação”, lembra a especialista.
Para quem quer tentar se livrar definitivamente dos pelos, existem métodos bem mais dispendiosos, como a depilação a laser, que tem como desvantagem atingir apenas pelos escuros e grossos, ou fotodepilação, que afina mas não elimina totalmente os pelos. Assim como todos os outros métodos anteriores, é preciso fazer retoques periódicos.