A Eurovision é um concurso de cantores da Europa que, ao longo da sua história, sempre celebrou a diversidade humana em suas apresentações, seleção de participantes e produções. Mas a edição de 2017, que acontecerá na Ucrânia, em Kiev, em Maio, terá como slogan, pela primeira vez a frase “Celebrando a Diversidade”. 43 artistas, cada um representando uma nação européia, competem pelo título e pelo direito de seu país receber o evento no ano seguinte.
The Public Broadcasting Company of Ukraine e a European Broadcasting Union revelaram a logo e o slogan da edição deste ano. “Celebrar a diversidade será o tema chave de todos os aspectos do Concurso Eurovision de Música, desde a comunicação, produção até os artistas participantes”, afirmou a organização no release de lançamento.
O quarteto ABBA, Celine Dion e a transexual Dana Internacional são alguns nomes revelados pelo concurso. Essa é 62ª edição da competição, que foi criada em 1956 e já teve uma drag queen como vencedora. Conchita Wurst é austríaca e ficou em primeiro lugar na edição de 2014. Quebrou vários tabus ao se montar como mulher e manter a barba no rosto. Até hoje, é lembrada como uma das maiores surpresas do programa.
A Eurovision sempre carregou a diversidade como essência. Mas em tempos de Trump, é bom receber essa declaração de apoio. Em 2015, a drag queen barbada Conchita Wurst venceu o torneio com seu hit “Rise Like a Phoenix” e levou para a Áustria o evento no ano passado, onde foi a grande estrela da cerimônia que acontece sempre entre maio e junho.