Uma das maravilhas da internet é a possibilidade de consumir produtos culturais específicos sem sair de casa. Com o boicote dos cinemas e locadoras a filmes e séries LGBTs em cidades conservadoras, seria impossível assistir esses títulos sem a ajuda do YouTube. Desde histórias com roteiros para consumo fácil, como do garoto que se apaixona pelo melhor amigo com o qual fazia brincadeirinhas, até discussões sobre heteronormatividade e homofobia.
A Lado A separou uma lista com alguns curtas e web séries pra você assistir no feriado prolongado que está vindo. Confira:
Curta: Aceito
O curta fala sobre a legalização do casamento gay no Brasil e traz um casal onde cada um tem um discurso bem característico sobre essa história, o famoso 8 ou 80. Um prepara um pedido de casamento, enquanto o outro não aceita se casar porque seria uma aceitação à heteronormatividade social. Com bastante humor, o curta reflete até que ponto queremos nos casar porque amamos a outra pessoa ou porque aprendemos que casamento é um sonho que todos devem ter.
Curta: A Cada ao Lado
Hugo vive em um ambiente familiar conturbado, com os pais prestes a se separar. Ele cuida do irmão como se fosse seu bem mais precioso. Em meio a uma tragédia, ele encontra conforto no vizinho que recém se mudou para o condomínio. A trilha sonora da obra é encantadora.
Websérie: Entre amigos
Com cinco episódios de 10 minutos, a websérie é fácil de ser consumida em um dia. O enredo traz as histórias dos amigos Junior e Cauã, que sempre que ficavam sozinhos, davam um jeito de dar uns amassos. O problema é que Junior tem uma namorada e Cauã começa a se apaixonar pelo amigo. O que aconteceria se todo mundo descobrisse? O primeiro episódio você confere clicando aqui.
Websérie: Romeu & Romeu
Inspirada na história de Shakespeare, Romeu e Julieta, Romeu & Romeu traz uma versão contemporânea e gay da história: As famílias Monteiro e Campelo vivem à sombra de um crime cometido no passado. Sua rivalidade, já conhecida por toda a cidade de Verona do Sul, é constantemente lembrada por brigas entre as famílias. Mas, quando o acaso coloca Ramon Monteiro e Rômulo Campelo frente à frente o ódio se transforma em um amor improvável que pode machucar pais, irmãos, amigos e até eles mesmos.
Curta: Enquanto ainda é tempo
O curta traz aquele típico drama adolescente do amigo que vai se mudar pra longe. Com sentimento realista, ele tem o trunfo de conseguir fazer qualquer um se identificar com a história.