Arquivo

Boneco gay brasileiro em museu de Londres

Redação Lado A 19 de Março, 2008 00h01m

COMPARTILHAR


Um boneco gay, criado pelo artista-plástico brasileiro Fernando Carpaneda em uma crítica a religiosos homofóbicos, como o pastor Edino Fonseca, foi comprado pelo curador Nigel Glimmer, responsável pela primeira ala gay do famoso museu de cera Madame Tussaud de Londres. Nigel é também artista plástico e curador do The Gay Doll Museum, primeiro museu de bonecos gays do mundo onde a obra de Fernando poderá ser vista.


O boneco Charlie é baseado no modelo do jornalista e fotógrafo russo Slava Mogutin, maior celebridade gay da Rússia (em homenagem ao homofóbico presidente Vladimir Putin, que proibiu as manifestações do orgulho gay no país), e o rosto é inspirado no do pastor evangélico brasileiro Edino Fonseca (em homenagem ao maior político homofóbico do Brasil). Para a versão skinhead (homenagem ao maior grupo homofóbico do mundo), Carpaneda utiliza uma ´casula gótica´ igual a do padre Marcelo Rossi, ícone católico brasileiro.
Inspirado por vários ícones gays e religiosos homofóbicos da atualidade, Carpaneda criou ainda diferentes versões para o boneco – Black, Hip-Hop, Drag Queen Gazelle e Crente, este último como crítica à Igreja Batista Americana, radical instituição contra a homossexualidade e criadora do slogan “God Hates Fags”, ou “Deus Odeia Viados”.


Há, ainda, uma versão árabe em homenagem ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Os bonecos têm os pênis adaptáveis e podem ser utilizados eretos ou não. Os Charlies possuem 30cm de altura e o nome é uma homenagem ao presidente da Leslie Lohman Gay Art Foundation, maior fundação de arte gay do mundo.
 Charlie foi feito em quatro versões e é vendido em Nova York por US$ 300.


O The Gay Doll Museum está localizado em Londres e já conta com 70 bonecos, entre eles os que imitam os cantores Elton John e Boy George, e a drag Ru Paul.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS