Redação Lado A | 21 de Outubro, 2009 | 17h13m |
Na próxima quinta-feira, dia 22, as comissões de Legislação e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizarão um audiência pública para discutir ações contra homofobia e discriminação nas escolas. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), Carlos Abicalil (PT-MT) e Iran Barbosa (PT-SE) quem propuseram a discussão.
O argumento utilizado pelos parlamentares é de que a homossexualidade ainda é um tema cercado de preconceito, que sugere da falta de informação e que devido ao preconceito sofrido, pelos homossexuais, o resultado acaba sendo a evasão escolar, a rejeição dos colegas e a expulsão da família, podendo causar conseqüência irreversíveis no futuro.
Uma pesquisa da Unesco de 2000, citada pelos deputados, revela que 39.6% dos estudantes masculinos não gostariam de ter um colega gay, 35.2% dos pais não gostariam que seus filhos tivessem um colega gay e 60% dos professores afirmaram que não tem conhecimento para lidar com homossexualidade dentro de uma sala de aula. A pesquisa foi realizada em 241 escolas públicas e privadas em 14 capitais. Outra pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, publicada em 2009, mostrou que 87.3% dos 18.5 mil alunos, pais, mães, diretores, professores e funcionários entrevistados tem preconceito com relação à orientação sexual.
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |