Arquivo

Prova do vestibular da UEL, no Paraná, surpreende com questões sobre gays

Redação Lado A 11 de Dezembro, 2009 16h04m

COMPARTILHAR


Os alunos que fizeram as provas da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tiveram uma grande surpresa na prova de Língua Portuguesa e Literatura. As provas foram realizadas entre os dias 07 e 09 deste mês e no dia 08, terça-feira, uma questão chamou a atenção dos vestibulandos.


Em uma das provas, quatro perguntas do caderno de Português e Literatura se referiam a um trecho do conto gay com apelo erótico do escritor Caio Fernando Abreu, Morangos Mofados, que ainda foi estampado com duas fotos: uma a emblemática imagem The Kiss at the Time Square, 1945, do fotógrafo Alfred Eisenstaedt, Dia da Vitória – em português – que mostra o reencontro de um marinheiro e sua namorada, e uma foto de um marinheiro e outro homem se beijando durante uma parada gay.

O trecho do conto editado na prova era: “Na minha frente, ficamos nos olhando. Eu também dançava agora, acompanhando o movimento dele. Assim: quadris, coxas, pés, onda que desce olhar para baixo, voltando pela cintura até os ombros, onda que sobe, então sacudir os cabelos molhados, levantar a cabeça e encarar sorrindo. Ele encostou o peito suado no meu. Tínhamos pelos, os dois. Os pelos molhados se misturavam. Ele estendeu a mão aberta, passou no meu rosto, falou qualquer coisa. O que, perguntei. Você é gostoso, ele disse. E não parecia bicha nem nada: apenas um corpo que por acaso era de homem gostando de outro corpo, o meu, que por acaso era de homem também. Eu estendi a mão aberta, passei no rosto dele, falei qualquer coisa. O que, perguntou. Você é gostoso, eu disse. Eu era apenas um corpo que por acaso era de homem gostando de outro corpo, o dele, que por acaso era de homem também.”


Questões objetivas da prova abordaram o texto e as imagens. As respostas corretas do gabarito da prova apontam as seguintes afirmações: “A arte permite a reflexão a respeito das contradições dos valores sociais e das transformações de padrões morais; A terça-feira gorda ou terça de carnaval é um fator permissivo da homossexualidade pública e O desejo não depende de gênero, pois é resultado da individualidade humana; A palavra “bicha” propicia o questionamento do narrador acerca de si mesmo e O desejo sexual não está vinculado ao gênero do corpo”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS