Provável candidato à presidência nas próxima eleições pelo PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, Aécio Neves mais uma vez se declarou favorável com relação a união civil de pessoas do mesmo sexo. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo” no mês de abril, o candidato já havia se pronunciado sobre o assunto.
Desta vez, em entrevista à revista “Isto É” desta semana, ele disse ser a favor do casamento gay e ainda aproveitou para criticar o PT “Sou favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Isso já está incorporado ao mundo moderno. Com relação ao aborto, defendo a legislação atual. Mas o meu esforço é demonstrar que o novo é o PSDB e o velho é o PT, pelos acordos que vem fazendo com os setores mais atrasados da vida nacional”, declarou, apontando para as parcerias do PT com a direita e bases evangélicas.
Marina Silva, outra candidata à presidência, também já havia declarado sua posição favorável ao casamento homoafetivo em entrevista realizada no mês de fevereiro ao site UOL: “os direitos civis das pessoas gays devem ser assegurados como para qualquer outra pessoa, que não deve haver nenhum tipo de discriminação”, disse Marina. Dos quatro possíveis candidatos à presidência nas próximas eleições, em 2014, até o momento, Aécio Neves foi o único que declarou sua posição de forma direta e favorável.