Arquivo

Gays, latinos e negros americanos tem medo da perda de direitos e espaços no governo Trump

Redação Lado A 01 de Fevereiro, 2017 16h21m

COMPARTILHAR

TAGS


A eleição do presidente conservador Donald Trump, que tomou posse este mês nos Estados Unidos, colocou a comunidade LGBT do país em alerta e estado de profunda preocupação. Apesar de algumas poucas declarações em defesa da diversidade, o posicionamento anti-LGBT da sua política é claro. A nomeação de políticos que sempre votaram contra projetos de leis a favor da comunidade é um dos pontos preocupantes.

Mas, há quem diga que o medo não é pela política, mas pela atmosfera opressora que Trump trouxe para o país. A Trevor Project é uma organização LGBTQ que ajuda jovens no país. Apenas um dia após a eleição do presidente, a instituição recebeu cerca de 400 ligações e mensagens de jovens gays, lésbicas, travestis e transexuais em situação de depressão e suicídio. Esse é o maior número da história do projeto e ilustra bem a preocupação da comunidade, que se sente acuada a voltar para o armário.

Donald Trump é o 45º presidente dos Estados Unidos e, nunca neste século, a tensão racial e sexual foi tão palpável. Há relatos nas redes sociais, como o Facebook, de casos de xenofobia, ataques raciais e insultos nos dias que se seguiram a eleição. Vão desde violência física, ameaça de morte até aconselhamentos para que imigrantes deixem o país. Ashley Boyer é uma mulher negra que vive nos Estados Unidos. Ela relata através do Facebook que parou para abastecer o carro num posto de gasolina, quando quatro homens brancos passaram por ela falando sobre a eleição e como eles estavam felizes por não ter que lidar com os negros por muito tempo. “Eu permaneci na minha. Até que um dos homens veio até mim e disse: ‘O quão assustada você está, sua put… preta? Eu deveria simplesmente te matar agora mesmo! Você é um ‘desperdício de ar’’. Em seguida, outro jovem do grupo tirou uma arma e disse que só não matava ela naquele momento porque tinha muitas testemunhas, mas que isso estava prestes a mudar.

As políticas de extradição de imigrantes ilegais e negar vistos a exilados também são outros pontos nervais das políticas de Trump que até o momento vem se mantendo moderado nas ações. Mas não há dúvidas que as minorias perderam uma grande bandeira que tinham na Era Obama e que é tempo de retrocesso, ao menos nas questões consideradas menores na macropolítica conservadora.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS