O espetáculo BR TRANS, do diretor Silvero Pereira, uma produção gaúcha-cearense sobre o universo trans, irá representar o Brasil nos EUA, no 30º International Hispanic Theatro Festival of Miami – FITH-, neste mês de julho, em Miami. O premiado espetáculo participou do Festival de Teatro de Curitiba em 2014, na mostra principal, e retrata a construção da identidade feminina em meio as adversidades.
BR TRANS faz ainda um paralelo entre histórias de vida de travestis e de transexuais do Nordeste e fala também sobre medo, solidão, morte e transformação. Criado a partir do coletivo “As travestidas” e pesquisas com travestis e transexuais realizada em Porto Alegre, o espetáculo apresenta Gisele Almodovar, alter ego do diretor, em um monólogo, na verdade um diálogo com o público, marcado pelo drama mas com pitadas de bom humor e trilha musical afiada.
Medo, solidão, medo da morte, o espetáculo conta histórias que se encontram e se confundem entre si, um misto de realidade crua com uma utopia lúdica, o sonho de ser feliz impactando com a dura realidade. O espetáculo explora a transexualidade vivida em uma região longe do local de nascimento, apontando um choque cultural regional e o próprio universo trans com suas peculiaridades e marginalidade próprias.