Depois do Manchester United e o Queens Park Rangers, tradicionais times de futebol da Inglaterra,
que realizaram amistosos oficiais com equipes gays de futebol, foi a vez do Chelsea trazer um posicionamento sobre os amantes LGBTQs do esporte. O clube do atacante brasileiro Alexandre Pato anunciou nesta quarta-feira a criação da primeira torcida LGBT do clube. A iniciativa é uma parceria com o presidente da Gay Football Supporters Network, Ed Connell, entidade ligada aos torcedores gays do Reino Unido.
Em nota, o time campeão da Copa da UEFA em 2012 disse em seu site oficial que “está orgulhoso de celebrar sua diversidade com sua inciativa ‘Construindo Pontes’ e trabalhando a fundo para satisfazer a visão da instituição e de uma comunidade que dá as boas vindas a todos, sem importar sua raça, religião, sexualidade ou gênero”. Além disso, celebrou o início da parceria e prometeu dar suporte e assistência aos torcedores para garantir segurança e permitir o crescimento da torcida gay. “Primeira torcida LGBT formada”, diz a manchete da notícia no site oficial do time.
Ed Connell, que também é sócio torcedor do Chelsea, diz estar extremamente orgulhoso do clube pela iniciativa tomada. “Luto contra a homofobia no futebol durante boa parte dos últimos 12 anos. Ainda que nos primeiros sete ou oito me senti muito frustrado, tentando convencer as pessoas de que havia um problema, ver isso é fantástico”, finaliza.