Arquivo

Bernie Sanders, o político pró LGBTs que pode mudar de fato o mundo

Redação Lado A 16 de Fevereiro, 2016 13h31m

COMPARTILHAR

TAGS


Bernie Sanders é um político estadounidense de 74 anos que serve como senador júnior pelo estado de Vermont. Sua carreira o coloca como o político independente de partido com mais tempo de mandato na história do Congresso do país. Filiado ao Partido Democrata desde 2005, ele concorre às eleições primárias que definirão o candidato do partido para a corrida presidencial de 2016. Ele é adorado pela comunidade LGBTQ por seus feitos ao longo da sua vida, entenda o porquê. 
 
Entre 1972 e 1976, quando Sanders concorreu pela primeira vez a um cargo público em Vermont, uma das suas principais plataformas era a abolição de toda e qualquer lei discriminatória em contexto sexual. Foi ali que conquistou o voto de gays e lésbicas. Outro marco da sua gestão foi quando era prefeito de Burlington, Vermont, onde organizou a primeira Parada da Diversidade da região, caindo na graça da comunidade inteira. 
 
Fato é que precisamos reconhecer os esforços do político na luta para a legalização do casamento gay nos Estados Unidos, ao lado de Hillary Clinton e outros políticos americanos. Sua voz de defesa da minoria já rendeu o reconhecimento da Campanha dos Direitos Humanos, que o pontuou como 100% confiável, por conta de seus votos contra projetos de lei preconceituosos, assim como sua defesa de projetos protegem e dão direitos aos LGBTs, como o casamento civil e a adoção. 
 
“Ninguém aqui deve acreditar, nem por um segundo, que a decisão da legalização do casamento gay começou com a Suprema Corte. Tudo começou nas raízes da comunidade em todos os 50 estados americanos. O povo americano quer acabar com a discriminação em todas as suas formas… Por causa da decência do povo americano, da força do movimento gay, nós mudamos a consciência desse país”, declarou Bernie Senders em um ato político em Noshua, New Hampshire.
 
Preconceito na escola e no trabalho
Nos Estados Unidos, cerca de 55% dos alunos afirmam ter problemas com bullying em sala, essa taxa só aumenta quando falamos sobre a comunidade. Por esse motivo, o senador assinou o Ato de Não Discriminação na Escola de 2011 e 2013. No fim do ano passado, o político cobrou do Presidente Barack Obama posicionamento sobre as dificuldades enfrentadas por homossexuais assumidos no mercado do trabalho, que vão desde menos oportunidade até salários mais baixos. Logo depois elogiou um decreto executivo do presidente que proibia a discriminação de funcionários federais homossexuais e transgêneros. 
 
Com um candidato à presidência nesse naipe, não deveria haver dúvidas de quem merece estar no cargo. Com uma vida inteira dedicada à política, ele ainda revela: “Como alguém que tem constantemente votado para o fim da discriminação em todas as formas, eu farei tudo quanto é possível para continuar transformando a nossa sociedade em um espaço menos hostil e preconceituoso”. 
 
Socialista
Bernie defende ainda um governo voltado aos trabalhadores e não ao capital, o que na política norte-americana representa o rompimento de uma hegemonia das grandes corporações nas decisões do Estado. Bernie conclama ainda um EUA mais fraterno com as outras nações, com um discurso liberal moderado e sempre aberto ao diálogo. O político não tolera mentiras, meias verdades, e não tem papas na língua ao dar sua opinião. Apesar de distante ainda de sentar na cadeira da Casa Branca, não custa sonhar com o Mujica dos EUA.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS