Richard Chaplow, meio campo do time Orange Country Blues foi suspenso por dois jogos e obrigado a pagar uma quantidade de dinheiro não revelada ao jogador Robbie Rogers, do LA Galaxy. Rogers é um atleta homossexual assumido e alega que Chaplow teria usado palavras homofóbicas contra ele diversas vezes durante uma partida entre os dois times. A United Soccer League puniu, então, o ofensor para dar o exemplo de que a liga não aceita esse tipo de comportamento.
Rogers é um atleta veterano do futebol que, aos 31 anos, já se aposentou da liga principal e joga campeonatos específicos. Bem resolvido com a sua sexualidade, anunciou publicamente em 2013 que era gay. Ele e seu companheiro, Greg Berlanti, o criador do seriado “The Flash”, já são casados e tem um bebê.
Segundo o jogador de futebol, Chaplow teria usado a palavra “queer” para ofendê-lo várias vezes num intervalo de 10 minutos no final da partida. O agressor negou as alegações. Mas uma investigação realizada ao longo de três dias pelo Comitê Disciplinar da USL conversou com juízes, atletas dos dois times, treinadores e analisou um vídeo do momento até que se certificou de que a acusação era verdadeira, encontrando evidências aos 82 minutos da partida, quando Rogers está no chão.
“Nós não toleraremos esse tipo de atitude dentro das nossas partidas”, afirmou a USL ao anunciar a pena para Chaplow.