Documentário Escola Sem Censura questiona projeto Escola Sem Partido

Redação Lado A 20 de Novembro, 2018 15h24m

A Nomos Editora & Produtora independente lançou no dia 6 de novembro, em Porto Alegre, o documentário “Escola Sem Censura”. A produção foi dirigida pelos professores Rodrigo Duque Estrada e Ricardo Severo. Com estudos realizados pelos diretores, o documentário mostra como o projeto “Escola Sem Partido” é nocivo para a educação.

Os diretores reuniram diversos profissionais da educação e político para debater o assunto. Os professores universitários Suzane Gonçalves, Russel Dutra Rosa, Fernando Penna, Elisabete Búrigo, Ricardo G. Severo, entre outros profissionais debateram o assunto. De acordo com os professores, o Escola Sem Partido não passa de censura e defasagem do ensino básico.

Professores da rede pública de ensino também contribuíram. Para Mateus Saraiva, pesquisador de ensino, a educação é feita através do pluralismo de ideias. Os professores Ana Claudia Fraga e Felipe Nóbrega compartilharam situações de censura que presenciaram e disseram que o Escola Sem Partido tem sim uma ideologia. Nóbrega ainda mencionou que o currículo escolar é constantemente influenciado por interesses do Estado.

O estudo do documentário Escola Sem Censura mostra toda a estrutura por trás da ideia de que a escola está doutrinando os estudantes. Questões sobre gênero e sexualidade são constantemente usadas para incentivar a aprovação do Escola Sem Partido. Idealizado por frentes conservadoras de direita junto com movimentos religiosos, o projeto incentiva a denúncia de professores que veicularem conteúdos relativos às minorias. Para o movimento, existe uma doutrinação ideológica nas escolas e até mesmo nas universidades.

As redes sociais também foram muito importante para espalhar a ideia do Escola Sem Partido. Frentes como Movimento Brasil Livre, Olavo de Carvalho e a extinta página Revoltados Online espalharam fake news durante anos. Essas atitudes moldaram o atual cenário caótico que desestabiliza a democracia e que está prestes a prejudicar a educação com atitudes da época da Ditadura Militar.

Assista ao documentário Escola Sem Censura

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS