CBF responde carta de entidades LGBTI+ sobre homofobia no futebol

Redação Lado A 06 de Março, 2019 17h49m

COMPARTILHAR

TAGS


A Aliança Nacional LGBTI se uniu com a GADvs para pedir maior respeito no futebol. Um dos motivos que levaram ao pedido de respeito à CBF foi o fato de os jogadores evitarem usar a camisa de número 24, considerado o número do “veado”.

Há mais de 120 anos o criador do jogo do bicho associou o numero 24 ao veado. Depois disso, como veado é usado muitas vezes de forma pejorativa para se referir aos homossexuais, o numero sempre é rejeitado. Assim, no futebol, muitos atletas ainda temem o uso da camiseta de numero 24 por medo de serem associados a homossexualidade. De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo, nenhum clube do Brasil usa o numero 24 nas camisas.

Em virtude disso e dos demais casos de LGBTfobia dentro de campo, as entidades LGBT decidiram agir. Não é de hoje que o futebol é um espaço altamente machista e homofóbico, dominado por homens. Além disso, muitos atletas homossexuais estão ocultos nos times de futebol. Muitas vezes isso acontece por medo de represálias ou preconceito no esporte.

Como forma de reivindicação, a Aliança Nacional LGBTI e o Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual (GADvs) enviaram um comunicado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A carta não pedia que os atletas fossem obrigados a usar a camisa 24, mas sim que o assunto de LGBTIfobia seja discutido e problematizado.

Resposta

A carta à CBF foi enviada no final de janeiro. Poucos dias depois, a entidade respondeu ao comunicado. De acordo com as palavras da CBF, é reconhecida a LGBTfobia dentro dos campos. A entidade considera no entanto que essa questão é cultural e estrutural. Assim, leva-se muito tempo para a conscientização dos clubes e torcidas.

Com o objetivo de além de reconhecer a LGBTfobia no esporte e ajudar para diminui-la, a CBF fez uma proposta. A entidade disse que enviará a cópia da carta da Aliança Nacional LGBTI e da GADvs para todos os clubes do Brasil. Assim, espera-se que os clubes conscientizem seus atletas e suas torcidas contra a LGBTfobia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS