Varíola dos macacos: Homens que fazem sexo com outros homens devem reduzir parceiros, diz OMS

Redação Lado A 02 de Agosto, 2022 14h25m

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que homens que fazem sexo com outros homens reduzam o número de parceiros para evitar contaminação da varíola dos macacos. A declaração veio do diretor da OMS, Tedros Adhanom, nesta quarta-feira (27/07). Estudos recentes demonstraram que há maior incidência da doença entre homens gays ou bissexuais, o que infelizmente tem levantado mais um estigma para esse grupo. No entanto, especialistas também afirmam que a doença pode acometer qualquer pessoa, independente de sua sexualidade.

Durante a mesma coletiva, o consultor da OMS sobre HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, Andy Seale, afirmou que uma das formas de transmissão mais frequentes do vírus da varíola dos macacos é através das relações sexuais. No entanto, os estudos ainda devem concluir se a varíola dos macacos se trata realmente de uma doença sexualmente transmissível.

Além do contato sexual, há outras formas de transmissão da varíola dos macacos. O contato com as feridas causadas na pele do infectado e as gotículas emitidas no ar durante a fala são outras formas de compartilhar a doença. Roupas de cama, toalha e outros objetos compartilhados também podem ser portadores do vírus e contaminar outras pessoas.

Os sintomas da doença incluem febre alta, dores no corpo, dificuldades de locomoção e feridas na pele. Diante disso, Tedros afirmou sobre a importância de evitar se expor a pessoas que tenham esses sintomas para evitar contaminação.

Dados

Segundo a OMS, foram contabilizados mais de 18 mil casos de varíola dos macacos espalhadas por mais de 78 países. Desses casos, 70% dos casos são na Europa enquanto 25% atingem as Américas.
No Brasil já foram registrados mais de 1300 casos da doença, sendo que a maioria, em torno de 75%, estão concentrados em São Paulo, seguidos de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No estado mineiro ocorreu a 1ª morte pela doença em 29 de julho.
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS