Pet de casal gay é o primeiro cachorro infectado com monkeypox; doença tem novos sintomas

Redação Lado A 16 de Agosto, 2022 21h25m

Um cão da raça Galgo, de 4 anos de idade, é o primeiro caso de transmissão da varíola dos macacos de humanos para animais. O pet pertence a um casal de gays que reside em Paris, na França, e seria o responsável por passar a doença para o cachorro. As informações sobre o caso foram levantados pelo periódico britânico The Lancet.

Segundo a mídia local, os tutores do animal são um homem com HIV e outro com HIV negativo, um deles é latino-americano enquanto o outro é branco. Ao perceber os sintomas do animal, os dois o levaram ao Hospital Pitié-Salpêtrière e informaram aos veterinários que os sintomas do animal começaram 12 dias após o aparecimento da doença nos humanos da casa.

O casal percebeu o aparecimento de feridas nas pernas, costas e orelhas, além de sentirem indisposição, febre e dor de cabeça forte. De acordo com a revista Oeste, os sintomas apareceram depois que eles tiveram relações sexuais com outras pessoas. Dias depois, o cachorro começou a apresentar lesões na pele, tal qual causadas pela doença, pústulas e ulceração anal.

A confirmação da transmissão da doença entre os donos e o animal se deu com testes e exames de laboratório. Os médicos compararam materiais genéticos dos responsáveis e do animal nas amostras fornecidas, e detectaram o ortopoxvírus, causador da varíola dos macacos. A transmissão pode se dar através de contato com as feridas e fluidos corporais. Portanto, concluíram que o animal possa ter se infectado ao se aproximar dos donos ou superfícies infectadas.

Novos sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos são lesões na pele, bolhas e feridas que podem aparecer em várias partes do corpo. Além disso, é comum que os infectados sintam dores no corpo, febre, e dor de cabeça. Porém, novos estudos já apontam outros tipos de sintomas da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos casos em regiões que foram afetadas recentemente, estão apresentando novos sintomas. Um deles são feridas na região anal, que não se espalham pelo corpo e dóem, além de inchaço no pênis.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS