Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais, o CPATT é uma grande conquista dos movimentos sociais curitibanos. Inaugurado em fevereiro de 2014, o espaço faz acompanhamento psicológico, social e médico para pessoas trans que precisam de ajuda ao longo do processo transexualizador e inserção social.
O CPATT, que atende na sede da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, busca conseguir, também, o credenciamento do Ministério Público para realizar cirurgias de readequação sexual. Apenas cinco estados brasileiros contam com ambulatórios autorizados a realizar o processo: Pernambuco, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Paraná busca entrar nessa lista desde a criação do centro.
Apesar de ainda não oferecer o procedimento, o espaço dá assistência médica em hormonoterapia e oferece orientações sobre como iniciar o processo transexualizador. Com uma equipe de endocrinologistas, clínicos-gerais, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem, o CPATT também buscou uma parceria com o grupo de trabalho de Direitos Humanos da Defensoria Pública e o Núcleo de Prática Jurídica da UFPR para contribuir no procedimento de mudança de nome civil e gênero.
Deseja entrar em contato ou saber mais?
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 465, no centro de Curitiba
Horário de atendimento: De segunda à sexta das 13h às 17h30.
Informações: 41 3304-7567
cpattcentrodepesquisa@gmail.com
Foto: Ascom DPPR