O Transgrupo Marcela Prado, de Curitiba, atua por meio de ações que visam garantir os direitos de pessoas transexuais e travestis, assim como na busca por políticas públicas. O
Janeiro Lilás foi uma grande campanha da ONG que celebrou o mês da visibilidade trans. Agora, em fevereiro, o projeto em destaque é o “Seus Direitos, Nossos Direitos, Direitos Humanos: a formação, prevenção e o diagnóstico precoce como estratégia para o exercício da cidadania e dignidade humana LGBT”.
Coordenado por Maria Fernanda Ramos, a ação oferece orientação jurídica, através de dois advogados que estão à disposição da instituição, para pessoas que se sentiram de alguma forma com seus direitos lesados. Para contar com a ajuda, basta entrar em contato com o grupo e seguir as orientações. Os casos podem ser desde restrição a direitos trabalhistas, problemas com o nome social ou até questões relacionadas ao processo de readequação sexual. O projeto é aberto a toda a comunidade LGBT.
O programa conta, ainda, com outras duas frentes: a distribuição de um informativo impresso, chamado de Guia prático em formação e prevenção para a plena cidadania, onde é ensinado sobre prevenção, transmissão do HIV e mitos sobre a doença, o outro pilar são oficinas trimestrais que visam multiplicar o conhecimento e os agentes através de da conscientização de que o diagnóstico precoce da doença é a melhor estratégia para a plena vivência da cidadania.
Serviço
Transgrupo Marcela Prado – Av. Marechal Floriano Peixoto, nº 366, 4º andar.
Telefone: 3322-3129