Arquivo

Poetisa Alice Ruiz organiza beijaço em bar homofóbico e histórico de Curitiba

Redação Lado A 06 de Abril, 2016 15h50m

COMPARTILHAR

TAGS


Fundado em 1904, o Bar Stuart, na Praça Osório, em Curitiba, é famoso por ser o mais antigo sobrevivente da boemia curitibana mas infelizmente está ganhando uma nova fama: de ser preconceituoso. A fama não é nova, na verdade, até pouco tempo, o bar proibia a entrada de mulheres desacompanhadas, assim como faziam muitos locais conservadores da cidade, como o bar Palácio, também das antigas.
 
Tudo teria ficado no passado e seria uma história para se contar de como Curitiba era atrasada, e assim era relatado pela poetisa Alice Ruiz, viúva do escritor Paulo Leminski. Alice levou uma equipe de fora da cidade que filmava um documentário sobre sua vida ao bar esta semana e contava que ela mesma já havia sido barrada no local, quando o proprietário do local, Nelson Ferri, contou que hoje a mulheres poderiam ir ao bar. Porém, com ar de orgulho, disse que o bar ainda barrava homem com homem e mulher com mulher, e relatou ainda que já havia expulsado um casal de lésbicas do bar recentemente.
 
Atônitos, Alice e a equipe de gravação tentaram convencer o homem que ele estava sendo preconceituoso e que isso era incompatível com o ano de 2015, com um bar, com Curitiba e o homem não deu ouvidos aos clientes. Por isso, Alice, que recebeu em casa o apoio da filha Estrela Ruiz Leminski, que é cantora, decidiu convocar um beijaço gay no local para combater o preconceito do Bar Stuart.
 
O evento marcado no Facebook acontecerá nesta quarta-feira, 06/04, às 17h, e promete reunir a nata cultural da cidade, as lésbicas da alta sociedade, militantes, e muitos jovens admiradores do trabalho libertário da poetisa. Aos 70 anos de idade, Alice mostra que não são apenas de versos doces que se faz uma grande artista.
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS