Redação Lado A | 29 de Abril, 2022 | 20h27m |
Após interrupções da Parada LGBTQIA+ de Curitiba devido a pandemia de Coronavirus, neste ano o evento está para acontecer em novembro, no dia 13. O tema é “Nosso orgulho é ser quem somos. Por um Paraná de todes, Márcio Marins presente!”.
Em 2020 Curitiba perdeu um grande ativista LGBTQIA+, que será homenageado nessa edição da Parada. Márcio Marins faleceu em 24 de abril de 2020, vítima de uma AVC. O ativista foi fundador da Dom da Terra LGBTI e era integrante da Associação Paranaense da Diversidade, onde organizava, entre outros movimentos, a Parada LGBTQIA+ de Curitiba.
A Parada desse ano vem como uma forma de resistência em meio à Pandemia que vitimou tantas pessoas, e a violência sofrida por LGBTs nesse período. É preciso exaltar o orgulho de ser quem somos e lutar sempre pelos direitos de existência e sobrevivência. Mesmo que tenhamos conseguido alcançar espaços antes negados, é preciso se atentar para as estatísticas. O Brasil ainda é um dos países que mais mata LGBTs, e movimentos como a Parada LGBTQIA+ de Curitiba surgem como um grito de resistência e exigência de mais direitos e respeito.
Por isso, no dia 13 de novembro de 2022, vamos às ruas mostrar as nossas cores. A Parada terá concentração na Praça 19 de Dezembro, ou Praça da Mulher Nua, a partir das 12 horas. O evento deve continuar até às 19 horas. Haverá trio elétrico com shows e apresentações que ainda deverão ser confirmadas e, como de costume, a multidão tem destino à Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico.
A produção da Parada é de responsabilidade da APPAD que desde 2005 organiza o evento. Alem disso, a organização atua durante todo o ano no atendimento de pessoas LGBT+ em situação de violência ou vulnerabilidade, prestando apoio jurídico e social para que essas pessoas sejam inseridas dignamente na sociedade curitibana.
Link do evento no Facebook
https://m.facebook.com/events/471167518138313?acontext=%7B%22source%22%3A%223%22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D&aref=3
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |