Arquivo

Em nota, Comissão da Arquidiocese de São Paulo defende direitos gays pela primeira vez

Redação Lado A 01 de Maio, 2014 19h26m

COMPARTILHAR

TAGS


O mundo está mudando e nunca é tarde para mudar. Partindo do “dar voz aqueles que não tem voz”, frase de seu fundador Dom Paulo Evaristo Ars, a Comissão Justiça e Paz Arquidiocese de São Paulo publicou ontem uma nota oficial histórica em que reflete o preconceito e homofobia da sociedade e os princípios cristão. O texto foi postado na rede social Facebook três dias antes da 18.ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, que acontece Domingo, na Avenida Paulista. “A defesa da dignidade, da cidadania e da segurança das pessoas LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – é imprescindível para a construção de uma sociedade fraterna e justa”, afirma o documento.

A violência verbal e física, além da marginalização, restrição de acesso a direitos e o discurso religioso os condenando, a nota afirma que os homossexuais são abrigados a viver injustiças diárias e são vítimas de “violação sistemática de seus direitos fundamentais”. O texto também afirma que as violências verbais e físicas levam aos crimes de ódio, fazendo um paralelo do preconceito aos assassinatos. No final, a nota convida a todos a refletirem e a se superarem em seus próprios preconceitos.

“As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”, afirma o documento baseado na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, aprovada no Concílio Vaticano II.

Confira a nota na íntegra:
 

 
Nota da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo
 
Fiel à sua missão de anunciar e defender os valores evangélicos e civilizatórios dos Direitos Humanos, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJPSP) vem a público manifestar-se por ocasião da 18ª Parada do Orgulho LGBT que se realiza na Av. Paulista no próximo domingo, dia 04 de maio de 2014.
 
Nosso posicionamento se fundamenta na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, aprovada pelo Concílio Vaticano II, que diz: “As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.”
 
Assim, a defesa da dignidade, da cidadania e da segurança das pessoas LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – é imprescindível para a construção de uma sociedade fraterna e justa. Por isso não podemos nos calar diante da realidade vivenciada por esta população, que é alvo do preconceito e vítima da violação sistemática de seus Direitos Fundamentais tais como a saúde, a educação, o trabalho, a moradia, a cultura, entre outros. Além disso, enfrentam diariamente insuportável violência verbal e física, culminando em assassinatos, que são verdadeiros crimes de ódio.
 
Diante disso, convidamos as pessoas de boa vontade e, em particular, a todos os cristãos, a refletirem sobre essa realidade profundamente injusta das pessoas LGBT e a se empenharem ativamente na sua superação, guiados pelo supremo princípio da dignidade humana.
 
 
São Paulo, 30 de abril de 2014.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS