Arquivo

Soldado gaúcho quer ser o primeiro a casar vestindo uniforme da Brigada Militar

Redação Lado A 03 de Junho, 2016 13h18m

COMPARTILHAR

TAGS


Juntos há quase um ano, o soldado Miguel Martins, de 29 anos, e seu noivo Diego Souza, de 21 anos, querem se casar em dezembro deste ano. Martins, militar há 10 anos, lotado no 1º Batalhão de Patrulhamento de Áreas de Fronteira (1º BPAF), de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, quer manter a tradição e se casar usando a farda de gala da corporação. Ele fez o requerimento ao comando da Brigada Militar que devem avaliar o pedido.
 
Miguel trabalha nas ruas de Uruguaiana, na fronteira com o Uruguai, e conta que o casal é respeitado na cidade. O comandante da Fronteira, tenente-coronel Roberto Ortiz, já deu o apoio ao casamento com a vestimenta tradicional mas espera a resposta do Comando Geral, em Porto Alegre. Para o superior, a discussão está superada e todos os militares tem o direito de casar fardados, não havendo impedimento.  “Acho que a sociedade brasileira já passou da fase de discutir isso, que qualquer pessoa pode se relacionar com quem quiser”, declarou.
 
“Desde muito jovem eu tenho o sonho de me casar fardado. Eu tenho os mesmos direitos que os heterossexuais, que meus colegas que casam de farda”, afirmou o soldado ao G1. Martins conta ainda que irá à Justiça se o pedido for negado.
 
Souza poderá se tornar o primeiro soldado gay da Brigada Militar vestindo a farda oficial em seu casamento no Rio Grande do Sul. Martins contou ainda que não pensava em se casar fardado mas depois que ele e o noivo começaram a frequentar juntos eventos da Brigada Militar e a receber críticas nas redes sociais de conhecidos, ele percebeu que era importante o simbolismo da cerimônia mostrando que era uma família como as outras se formando, e com os mesmos direitos.
Confira algumas fotos do casal:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS