Arquivo

Fantástico exibe “Vai fazer o quê?” sobre homofobia. Confira.

Redação Lado A 02 de Setembro, 2013 22h14m

COMPARTILHAR

TAGS


Neste Domingo, 01, o quadro “Vai fazer o quê?”, do Fantástico, exibiu uma cena de homofobia para averiguar a reação das pessoas. O quadro apresentado e dirigido pelo jornalista Ernesto Paglia levou dois atores para fingirem que são namorados em uma mesa de um café de um shopping carioca.

Na chamada, o destaque a homoobia no país. Mesmo com todos esses progressos na sociedade brasileira, ver dois homens namorando em público é capaz de chocar alguém?” perguntou o jornalista depois de falar os direitos conquistados recentemente pelos homossexuais brasileiros, como paradas, eventos, adoção e casamento. Em seguida o programa exemplificou casos de homofobia e lembrou que a capital carioca é destaque mundial no turismo gay.

Durante a atuação dos atores, muita gente olhou, comentou, mas ninguém interferiu. Um terceiro ator entrou em cena, dizendo aos rapazes para não se agarrarem, que o comportamento não era natural, que havia crianças no local. Em duas situações, pessoas interagem com o casal, em apoio, mas não confrontam o ator homofóbico. Houve ainda quem manifestou apoio ao homofóbico.

A cena foi feita com controle total, em ambiente elitizado, nos outros quadros do programa, a simulação foi gravada na rua. Em casos como esse, o próprio estabelecimento deveria defender o casal consumidor. Este foi, claramente, o episódio onde o público menos apoiou as vítimas.

O programa lembrou ainda que não há no país uma lei que criminalize a homofobia e lembrou o caso de Alexandre Ivo, de 14 anos, morto em Niterói, depois de discutir e defender amigos gays em uma festa, após um jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010.

Confira o quadro “Vai fazer o quê”:

Ou ainda em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/09/apenas-duas-pessoas-agem-ao-ver-cena-de-homofobia-em-vai-fazer-o-que.html

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS