Arquivo

Assista! Stephen Fry conversa com mãe de Alexandre Ivo e com deputado Jair Bolsonaro para BBC

Redação Lado A 21 de Outubro, 2013 17h40m

COMPARTILHAR

TAGS


Entrou no ar esta semana, com legenda em português, no Youtube, trecho do documentário do jornalista e ator Stephen Fry para a BBC. Em 2011, no programa em duas partes “Out There”, o inglês visitou diversos países para mostrar como é ser gay pelo mundo. No Rio de Janeiro, o inglês visitou em Niterói Angélica Ivo, mãe do jovem Alexandre Ivo, morto em 2010 depois de um jogo do Brasil por defender os amigos gays em uma festa.

Alexandre, de apenas 14 anos, foi torturado e morto com requintes de crueldade. A mãe cheira as roupas do filho para lembrar do menino que para ela nem tinha sexualidade definida mas foi morto em razão do preconceito e homofobia. Ela pede a lei contra a homofobia e diz que a Justiça não levou o caso de seu filho com a seriedade que deveria.

Stephen Fry entrevista ainda o deputado Jair Bolsonaro, e tem uma dos encontros mais “sinistros” de sua vida, como ele conta. O apresentador classifica Bolsonaro como um homofóbico clássico, como tantos que conheceu pelo mundo. Bolsonaro diz que o caso de Alexandre pode estar sendo usado como uma bandeira gay e não ter sido homofobia e que não há homofobia no Brasil. Para o apresentador, as igrejas evangélicas se favorecem da desinformação e da pobreza, incentivando a educação estreita e a ignorância.

O ator, ao ver que Bolsonaro usar o termo “normal”, diz que das espécies animais todas possuem indivíduos homossexuais e que apenas uma tem a homofobia. Ele diz ainda, ao ser perguntado por Bolsonaro que pai que tem orgulho de ser homossexual,  que se não houvesse o preconceito, os pais não se preocupariam em ter um filho gay. Bolsonaro ainda diz que pretende realizar uma passeata do orgulho hétero mas que não vai convidar o apresentador. Bolsonaro ri da própria “piada”…

“Até em um país progressista como o Brasil, suas mentiras criam uma histeria entre os ignorantes, onde a violência pode crescer e terminar em ataques brutais como o que matou Alexandre Ivo”, diz o apresentador. Para o inglês, a insensibilidade dos políticos é horrível no caso de Alexandre Ivo. Para ele, assassinatos sempre ocorrerão mas esses tipos de crime podem ser combatidos e que é preciso ver que atrás de cada estatística há um coração humano. Ele ainda faz um alerta, afirmando que a história prova que o progresso pode ser revertido, referindo-se a onda conservadora que pode reverter os poucos direitos conquistados pelos gays no país. “O Brasil deve se manter vigilante…” sentencia o final do documentário.

Assista:

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS