Arquivo

Sem tragédias: “Nada Mais do Que Isso” é um ótimo romance juvenil sobre bullying e homossexualidade

Redação Lado A 19 de Dezembro, 2013 22h47m

Neste mês foi relançado o romance infanto juvenil carioca “Nada Mais do Que Isso”, de Flavio Sanctum, pela editora Metanóia, que aborda a sexualidade e diversidade para adolescentes. O romance é sutil e bem escrito conta a história de George, um jovem paulistano que se muda para o bairro de Grajaú, no Rio de Janeiro. A obra tem belas ilustrações em estilo mangá assinadas pelo jovem artista mineiro Guh Walker.

O amor à primeira vista do rapaz por um colega surge depois de o livro retratar o bullying e a mudança de ambiente do personagem. George faz de tudo para se incluir na nova turma, mas seu amor por Michel traz ao livro uma nova trama. Medo, angústias e preconceitos na visão dos adolescentes são retratadas de forma educativa, por meio de dilemas morais e psicológicos de quem se descobre diferente. Enquanto George lida bem com sua homossexualidade, apesar do medo de decepcionar os pais, Michel surta e chega a tentar se convencer de que não é gay.

O livro aborda ainda o preconceito de um professor homofóbico, a visão dos pais na aceitação dos filhos homossexuais, a importância dos amigos e mostra o longo caminho de autoconhecimento e aceitação dos personagens. O livro é narrado em terceira pessoa, sendo contado por um dos amigos que presencia o desenrolar dos acontecimentos.

“Nada Mais do Que Isso” é muito mais do que um livro juvenil, é um relato positivo e real da homossexualidade, uma boa leitura para jovens aterrorizados quando percebem que são diferentes e tem medo de se tornarem exatamente o que aprenderam a rejeitar. Um bom exemplo raro de como é possível ser feliz sem dramas, ao meio dos exemplos que saltam na mídia sobre o submundo homossexual de drogas, prostituição e estereótipos. Ser gay é ser normal e é exatamente isso que o livro mostra.

Para comprar o livro, clique aqui.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS