Os candidatos LGBT buscam seu voto para combater os conservadores que impedem o avanço dos nossos direitos igualitários. Aqui em nosso site, nos próximos dias, teremos espaço abertos para os candidatos LGBT de todo o Sul se manifestarem em busca do voto de nossos leitores. Nestas eleições, encontramos 18 candidatos LGBTS (lésbicas, gays,bissexuais e transgêneros – travestis e transexuais) para os pleitos a candidato estadual e federal. As mulheres, incluindo as mulheres trans, são a maioria. Não temos candidatos gays assumidos para os cargos de senador e governador na Região Sul (O Ceará é o único que tem), e muito menos à presidência.
A importância de candidatos eleitos gays é para fazer frente à dominação de bancadas homofóbicas por todo o Brasil. Outros grupos articulam e conseguem, infelizmente são poucos exemplos de candidatos LGBT eleitos no Brasil. Ser gay não é garantia de que será um bom candidato para a comunidade, como mostrou o falecido Clodovil, conservador ao extremo. Mas podemos eleger candidatos interessados em levantar as nossas bandeiras, que fará frente e contraponto à homofobia na política, como o bom exemplo de Jean Wyllys (Psol – RJ).
A Lado A sempre apoiou o voto gay por entender que, assim como a Parada Gay, é preciso ocupar espaços importantes. Na política, valem os números então tanto a eleição de gay quanto eventos como as paradas nos quantificam e mostram que temos poder de voto, econômico e de fazer barulho.
A seguir, nossa seleção de candidatos que encontramos nas listas da ABGLT, do site
#voteLGBT e de assessorias que entraram em contato conosco.
Confira clicando nos nomes mais informações no Facebook e sites dos candidatos abaixo:
Paraná
Para Deputado Federal
Santa Catarina
Para Deputado Estadual
Para Deputado Federal
Rio Grande do Sul
Para Deputado Estadual
Para Deputado Federal
Confira alguns santinhos virtuais: