Projeto Voguing das Excluídas oferece aulas gratuitas de dança em Curitiba

Redação Lado A 11 de Janeiro, 2019 18h10m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 9 de janeiro e 14 de fevereiro o artista Ronie Rodrigues conduzirá performances de dança abertas ao público. O evento se chama Voguing da Excluídas, em alusão à dança vogue, também chamada de voguing. As danças urbanas acontecerão na Casa Hoffman, no Largo da Ordem, e qualquer pessoa pode participar.

Através de aulas de dança e experiências, a organização do eventro pretende promover a arte por meio da interação de pessoas. Por isso, não é necessário se inscrever, basta somente comparecer no dia para participar. Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade em geral. A Voguing das Excluídas é do Programa de Residências Artísticas e tem o apoio do Estado do Paraná. O projeto faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura.

O projeto Voguing das Excluídas foi idealizado pelo artista Ronie Rodrigues, artista e bolsista da 7ª edição do Programa de Residências Artísticas, que ocorre de janeiro a março de 2019. Além dele, outros profissionais e artistas estão ajudando a organizar o evento. Rapha Alpha, Neide Marela e Silvester Neto são artistas que estão promovendo aulas abertas para toda a população.

Origem

A vogue ou voguing é um estilo de dança criado pelos gays negros dos Estados Unidos em meados da década de 1940. A dança é caracterizada por poses e movimentos muito expressivos que exploram todas as partes do corpo. A dança foi popularizada nos anos de 1980, performada em grandes festas chamadas Ballrooms e eventos gays. Nesses encontros, havia competição dessa dança. Após esse período, a cantora Madonna lançou a dança mundialmente ao lançar sua música e clipe de nome “Vogue”.

Devido à sua origem dentro das minorias dos Estados Unidos, a Vogue é uma dança de resistência. Levada através do tempo de geração em geração, a Vogue é uma expressão de luta contra o preconceito e o racismo. Além disso, a dança de popularizou e também virou símbolo de resistência dentro da comunidade LGBT.

Local e horários

A Voguing das Excluídas acontece entre os dias 9 de janeiro à 14 de fevereiro, sempre às quartas e sextas-feiras. O horário das aulas é das 10 horas da manhã até às 12 horas. O evento acontecerá na Casa Hoffman, localizada na Rua Claudino dos Santos, 58, Centro de Curitiba, próximo ao Largo da Ordem. As aulas são gratuitas e não é necessário inscrição.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS