Médica Júlia Rocha indica intelectuais negros e gays para tratamento de paciente com depressão

Redação Lado A 14 de Fevereiro, 2019 11h15m

Uma médica da rede pública de saúde de Minas Gerais “receitou” medicamentos inusitados para seu paciente negro e gay. A doutora Júlia Rocha atendia ao paciente que tem depressão e receitava para ele medicamentos a cada quinze dias. Dessa vez, a médica entendeu que um das causas da doença do paciente de 22 anos era o preconceito social. Por isso, ela receitou referências que, como ele, são negros e gays.

O jovem é filho de uma família evangélica e conservadora. Devido à depressão, chegou a ficar internado após sofrer algumas crises. Além disso, o rapaz tentou tirar a própria vida tomando remédios em excesso. Há alguns meses, o jovem passa por tratamento na rede pública e teve a sorte de encontrar uma profissional com muita humanidade.

Júlia orientou que seu paciente pesquisasse sobre negros influenciadores como Evaristo, Juliana Borges, Conceição, Djamila Ribeiro, AD Junior e o ator Spartakus Santiago, que é gay. Para a médica Júlia Rocha, que também é negra e conhece bem os obstáculos do racismo estrutural, a medida é uma forma de despertar no paciente a sensação de pertencimento e representatividade.

Além dos vídeos e postagens dos influencers negros, Júlia receitou o livro “O que é racismo estrutural”, de Silvio Almeida. Conforme relatou a médica, seu paciente ainda vivia se culpando por não conseguir “consertar” a sua sexualidade. Como acontece com outros milhares de LGBTs, esse quadro gerou depressão e quase levou o jovem a morte.

Resultados

Após a “receita” de Júlia, seu paciente apresentou ótimos resultados. Nas consultas seguintes, o jovem relatou estar se sentindo bem melhor. O rapaz contou ainda que tinha começado a namorar, mesmo com os obstáculos que enfrentava para se relacionar devido ao depressão. A médica contou que seu paciente ainda indicou a receita da doutora para outros conhecidos que enfrentavam a depressão.

View this post on Instagram

ILUMINADO Há cerca de 15 dias fiz essa prescrição para um paciente muito querido. Um jovem negro de 22 anos, evangélico, gay, trabalhador. Gravemente deprimido, há cerca de 2 meses tentou se matar usando os remédios do pai. Ficou internado em estado grave! Carregava consigo uma enorme culpa por, segundo ele, não conseguir “corrigir sua sexualidade” e seu afeto. Ele já estava em acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Já estava usando medicações. A família já estava mobilizada para apoiá-lo mas pra mim ele precisava se aprofundar no entendimento do seu lugar social como um homem gay, negro e periférico. Tem horas que só enxergando e conhecendo as estruturas que nos oprimem pra conseguir dar o próximo passo. Pedi para que ele buscasse pelo Spartakus Santiago, pelo AD Júnior, dois jovens negros e gays que compartilham suas vivências e aprendizados nas redes sociais. Indiquei acompanhar intelectuais negras: Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro e Juliana Borges. Prescrevi a leitura do livro ‘O que é racismo estrutural’ do Silvio Almeida. Falamos de intolerância, de espiritualidade, de afeto… Entreguei esta receita impregnada de um desejo imenso de vê-lo melhor. Hoje eu o encontrei no corredor. Ele sorriu e me deu um longo abraço. Aquele instante durou uns anos. “Tudo bem?” “Estou melhor. Bem melhor…. Li o livro…. passei a receita pra outros amigos….” “Que bom!” “Quero marcar meu retorno com você.” “Alguma novidade?” E ele se aproximou pra falar o segredo: “Tô namorando.”

A post shared by J Ú L I A R O C H A (@cantorajuliarocha) on

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS