Cidade baiana tem mulher trans eleita Rainha do Milho em festa de São João

Redação Lado A 10 de Junho, 2019 16h07m

A travesti Wara Ketlen dos Santos representou a comunidade LGBTI+ ao ser eleita a rainha do São João. A festa acontece tradicionalmente na cidade do interior do estado da Bahia, Senhor do Bonfim. A cidade também é conhecida como a “Capital Baiana do Forró”. A festa da titulação de rainha aconteceu no sábado, dia 8 de junho, e elegeu Wara como Rainha do Milho através de votos da população.

A grande festa tem várias atrações e é muito apreciada pelo povo da cidade. Em meio ao público que a escolheu, Wara disse em seu discurso sobre a importância do título. De acordo com a rainha, é necessário e muito importante que espaços tradicionais também sejam ocupados por LGBTI+. Além disso, Wara destacou sua alegria em ser uma travesti negra e periférica que, pela primeira vez, ganhou o título de rainha da grande festa.

A votação aconteceu durante a “Forró do Grio”, importante etapa da festa. A comunidade de Wara, habitantes da periferia da cidade, bairro Brisas do Monte, compareceu em peso ao evento e ajudaram a rainha a se eleger. Além disso, a candidatura da rainha foi indicada pelo próprio público. Assim, com seu carisma e talento artístico, Wara venceu o concurso com uma diferença de 50 pontos para a segunda colocada.

Chave da cidade

De posse de seu título de Rainha do Milho de São João do Bonfim, Wara participará de uma cerimônia com o prefeito. Ela deverá entregar a chave da cidade e fará a abertura da festa de São João. De acordo com Carlos Brasileiro, prefeito da cidade, a representatividade é muito importante. O representante afirmou ainda que a sua cidade é muito revolucionária devido a vários feitos de inclusão. Segundo o prefeito, a cidade promove o respeito às mulheres e LGBTI+.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS